T: (079) 3214-0119, Pc Tobias Barreto, 510, São José - Aracaju/SE
Bem vindo ao site oficial do Sindicato dos Cirurgiões-dentistas de Sergipe
Junte-se a nós na busca pelo fortalecimento das lutas, de toda a classe odontológica sergipana
(079) 3214-0119
sinodonto@sinodonto.org.br

Post

Canal

Novo método pode substituir o tratamento de canal

Pesquisadores da Universidade de Liverpool atualmente testam um novo procedimento para o tratamento de polpa infectada. A revascularização pode ser realizada em apenas duas sessões e poupar os pacientes de se submeterem aos longos e desagradáveis tratamentos de canal.

O primeiro passo do novo procedimento engloba perfurar o dente e aplicar uma pasta antibiótica para desinfetar o canal radicular. A segunda consulta acontece cerca de duas semanas depois. Utilizando a ferramenta, o dentista faz cortes minúsculos no sistema de canais radiculares até que o tecido comece a sangrar, o que ativa o coágulo de sangue.

O coágulo acelera o crescimento de novos vasos sanguíneos. Isso alavanca a oxigenação e nutrição que ajuda a polpa do dente a se auto curar. O mecanismo ainda não é completamente compreendido, reportou o website, no entanto, sugere-se que o coágulo de sangue contém uma alta concentração de fatores de crescimento, compostos que auxiliam na regeneração de tecido danificado.

Estudos já concluíram que a técnica é eficiente. Os cientistas da Universidade de Liverpool estão testando a revascularização em 15 pacientes. Os resultados serão comparados com um grupo de controle de 15 pacientes que passam por tratamento de canal convencional.

Ao comentar o novo tratamento, o Dr. Hugh Devlin, professor de odontologia restaurativa na Universidade de Manchester, disse: “É uma excelente técnica e está recebendo muito interesse dos jornais acadêmicos. O tratamento convencional elimina a bactéria, mas inibe o crescimento de novos vasos para irrigar o canal”.

Fonte: Jornal MailOnline

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Nossos Parceiros

CONHEÇA AQUELES QUE TRABALHAM CONOSCO