A cada quatro anos, a sociedade civil se organiza para um amplo processo de debates e reflexões em todas as regiões do país. O objetivo está na construção de diretrizes e políticas públicas para o Plano Nacional de Saúde, em defesa do SUS e pelo bem-estar de todos os brasileiros.
O processo, denominado conferências de saúde, inicia-se com os debates promovidos em diferentes espaços, que são realizados como atividades preparatórias para as discussões nos municípios, estados e Distrito Federal, até culminar em um encontro nacional. É dessa forma que está sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), que terá seu processo finalizado entre os dias 28 e 31 de julho de 2019”, segundo o Conselho Nacional de Saúde.
A Saúde Bucal é um dos eixos a serem debatidos nas conferências. Por isso, as entidades odontológicas, instituições acadêmicas de ensino odontológico e profissionais de saúde bucal de Sergipe, realizaram a Conferência Livre de Saúde Bucal de Sergipe, com o objetivo de discutir as necessidades de saúde bucal e participar da construção das diretrizes de políticas públicas nesse setor.
A conferência livre foi realizada no dia 13 de dezembro de 2018, na UNIT Farolândia tendo sido um importante espaço de debate para os envolvidos na saúde bucal de todo o estado (CD, ASB e TSB), além de acadêmicos.
O DOCUMENTO FINAL para conhecimento e embasamento nas discussões das Conferências Municipais encontra-se no link abaixo:
CONFERÊNCIA LIVRE DE SAÚDE BUCAL DE SERGIPE
Marcos Santana
Presidente do SINODONTO-SE