Dia Mundial da Saúde

07/04/2022

DIA MUNDIAL DA SAÚDE
Nesse 7 de abril de 2022 podemos constatar o significado de um sistema universal de saúde do tamanho do SUS. Em que pese as inúmeras tentativas de privatizá-lo, descaracterizá-lo, desrespeitá-lo e miná-lo por meio de uma política de desfinanciamento colossal  nos últimos  anos, ainda assim,  seu desempenho na pandemia da Covid 19 foi decisivo na defesa da vida de milhões de brasileiros e brasileiras.
O direito à vida se materializa com o resultado de políticas públicas sociais e econômicas  que visam reduzir o risco de adoecer . Nos dias atuais onde temos: inflação alta;desemprego;  fome; precarização nas relações de trabalho; violência urbana e rural sem precedentes;  destruição do meio ambiente ; e uma celebração ao ódio e a intolerância ,precisamos vir a público por todos os meios disponíveis para chamar atenção de corações e mentes para refletirmos sobre  o momento conjuntural do País , bem como sobre o sistema único de saúde que temos ,única porta aberta para atender aos brasileiros e brasileiras nos momentos de dor, sofrimentos e agruras. O SUS está presente em todos os municípios brasileiros  disponibilizando ações de promoção , proteção e recuperação da saúde. A  premissa de um sistema de saúde contribuir para que as pessoas possam viver mais e melhor  demonstra  seu valor civilizatório, o qual  encontra-se em risco no Brasil de 2022.
O direito a saúde é um direito humano fundamental que não pode ser negligenciado ,pois  ignorar o SUS pode significar a destruição de um dos pilares de nossa rede de seguridade social construída na redemocratização e consagrada na Constituição de 1988. Para os profissionais e trabalhadores de saúde não é demais lembrar o quão importante significa trabalhar no Sistema Único de Saúde, que representa  a maior oferta de trabalho na área de saúde.  Defender o SUS representa defender a vida e a dignidade de brasileiras e brasileiras que anseiam por qualidade de vida num meio ambiente sustentável. A Federação Interestadual dos Odontologistas – FIO – tem o compromisso intransigente na defesa do SUS conforme pensado pela reforma sanitária . VIVA o SUS! VIVA a VIDA! VIVA a DEMOCRACIA!