“O pior Analfabeto, é o Dentista Analfabeto Político. Ele não houve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não lê jornais e revistas das Entidades de classe. Quando as recebe gratuitamente joga-as no lixo. Pouco importa se é o jornal da APCD, ABO, CFO, CRO, SINDICATO, FIO ou o jornal da saúde urgente.
Ele também não sabe o que está acontecendo no País, no seu Estado e até no município que vive. Em reuniões sociais seu tema preferido é falar sobre dentes, dentaduras e pererecas.
O Dentista Analfabeto Político não sabe o que é custo de vida, gasolina, feijão, peixe, farinha, aluguel, sapato, remédios, artigos dentários, equipamentos odontológicos e tudo, enfim, depende de decisões políticas que são tomadas pelos nossos representantes do poder Executivo e Legislativo. Ele não sabe que o fechamento de Faculdades de Odontologia depende não só do Ministério da Educação, mas de grupos de pressão, e de lobistas políticos.
Ele se queixa que os convênios pagam pouco e que as Associações pouco fazem. Mas nada faz para modificar a situação, pois sofre de anomalia cerebral. Ele confunde democracia com autocracia.
Dentista Analfabeto Político vive fechado nas quatro paredes de seu consultório, mergulhado no obscurantismo. Poderia ser cirurgião-dentista. Entretanto é apenas um artesão especializado, um alienado que vê o mundo através do espelho bucal confundindo-o com a cavidade cariada de um dente. Seu paciente não é examinado globalmente. É apenas uma boca cheia de dentes, caries e gengivites.
Não abre sequer a janela do consultório, para descortinar o horizonte. O Dentista Analfabeto Político é tão burro que se orgulha e estufa o peito, dizendo que odeia todos os políticos. Vota simplesmente para não ser multado e desconhece as qualidades e defeitos do candidato em que votou.
Para se valorizar anda na rua de avental branco para ser chamado de Doutor. Política é um nome feio que contamina a sua vida. Dentista Analfabeto Político merece certos prefeitos, vereadores, deputados e senadores. Alguns usam cabrestos no lugar das máscaras de proteção.
“Não sabe o imbecil, que da sua ignorância política nasce a prostituta o menor abandonado, o assaltante, o estuprador e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”
**Adaptação do original de Brecht – Dentista Analfabeto Político, contribuição: J. Napolitano.