T: (079) 3214-0119, Pc Tobias Barreto, 510, São José - Aracaju/SE
Bem vindo ao site oficial do Sindicato dos Cirurgiões-dentistas de Sergipe
Junte-se a nós na busca pelo fortalecimento das lutas, de toda a classe odontológica sergipana
(079) 3214-0119
sinodonto@sinodonto.org.br

Post

News 20170601 Who Margaret Chan 600x400

FDI faz um apelo para a inclusão da Saúde Oral nas políticas de Saúde Mundiais

A FDI (World Dental Federation) na Assembléia Mundial da Saúde, faz um apelo para a inclusão da Saúde Oral nas políticas de Saúde Mundiais

A 70ª Assembléia Mundial da Saúde teve lugar em Genebra, Suíça, de 22 a 31 de maio de 2017, o discurso de abertura foi proferido pela Dra. Margaret Chan, Diretora Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dra. Margaret Chan, Diretora Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS)

O FDI esteve presente para abordar a Assembléia Mundial da Saúde com três questões de políticas fundamentais:

— Resistência antimicrobiana (AMR)

— Doenças não transmissíveis (DNTs)

— Agenda para o desenvolvimento sustentável.

Ponto 12.2 da Agenda:  Resistência Antimicrobiana

O FDI instou todos os governos a realizarem consultas com as Associações Nacionais de Medicina Dentária, quando desenvolverem seus planos de ação nacionais da Resistência Antimicrobiana. Destacando três atividades principais no campo da Resistência Antimicrobiana ao longo do ano, o FDI abordou sua colaboração com as associações membros após uma pesquisa realizada sobre a existência de diretrizes a nível nacional sobre Resistência Antimicrobiana. Atualmente estão a processar a informação recolhida para desenvolver recomendações sobre Resistência Antimicrobiana para os profissionais de Saúde Oral. Em segundo lugar, o FDI mencionou sua participação na consulta de especialistas da OMS sobre educação e força de trabalho para controle da Resistência Antimicrobiana. O FDI está  pronto para unir esforços para melhorar a conscientização e a compreensão da Resistência Antimicrobiana através de uma comunicação, educação e treino eficazes. Em terceiro lugar, o FDI afirmou que um fórum sobre administração antimicrobiana será organizado no World Dental Congress, seguido de um relatório, para aumentar a conscientização sobre assuntos relacionados à saúde oral.

Ponto 15.1 da Agenda: Preparação para a terceira Reunião de Alto Nível da Assembléia Geral sobre Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis (que será realizada em 2018)

O FDI manifestou sua decepção ao ver que a saúde oral havia desaparecido das rubricas orçamentárias do programa da OMS, 2018-2019. O FDI está preocupado com a mensagem conjunta da ONU e da OMS: por um lado, a Resolução 17 da 60ª Assembléia Mundial da Saúde comunica uma certa ambição a longo prazo para a saúde oral e a Declaração Política da ONU 2011 sobre Dentes reconhece o valor de uma comunidade comum para abordar doenças orais e DNT. Por outro lado, a OMS não atribui qualquer financiamento à saúde oral dentro do próprio orçamento. Por conseguinte, o FDI pediu:

1) Prevenção de doenças orais no contexto do controle e prevenção de Nadas para estar na agenda e declaração da Assembléia Geral da ONU de 2018 sobre Dentes;

2) Um Plano Global de Ação de Saúde Oral para fazer parte da iniciativa NCD e ser enquadrado em termos da contribuição da saúde oral para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (SDG) 3 (relacionado à saúde e ao bem-estar).

Ponto 16.1 da Agenda: Progresso na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

O FDI apontou a ausência de Saúde Oral no relatório sobre o progresso na implementação da Agenda de Desenvolvimento Sustentável de 2030 e das Estatísticas de Saúde do Mundo 2017. Isso pode ser atribuído à falta de indicadores para a saúde oral até agora, mas isso será em breve mudado. Após a adoção de uma definição de Saúde Oral na última Assembléia Geral do FDI, começou a desenvolver-se uma ferramenta de medida para monitorar os resultados da Saúde Oral. Os resultados serão compartilhados com a OMS quando estiverem disponíveis, e encontrar-se-á uma maneira de integrar a Saúde Oral na Agenda 2030 e no seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (SDG) relacionados.

 

A  Assembléia Mundial da Saúde

A Assembléia Mundial da Saúde é o órgão supremo de tomada de decisão da OMS. Participaram cerca de 3.500 delegados dos Estados membros da OMS para determinar as políticas da organização. Os intervenientes não estatais com a OMS, como o FDI, que contribuem para melhorar a saúde pública também são convidados a falar nas reuniões dos órgãos de governo. O debate deste ano centrou-se em formas de avançar na agenda de 2030, com foco na construção de melhores sistemas para a saúde.

 

Fonte:  FDI Word Dental Federation

Artigo original: “FDI World Dental Federation, calls for inclusion of oral health in global health policies at World Health Assembly”

 

 

Nossos Parceiros

CONHEÇA AQUELES QUE TRABALHAM CONOSCO